Florianópolis, 03.11.2025 - Os jovens talentos da ciência e da inovação foram os destaques da final do projeto Meninas na Tecnologia 2025, realizada na última quinta (30), no Ágora UNI, em Joinville. A iniciativa da UFSC Joinville, com patrocínio da Nidec ACIM e Tupy, reconheceu os melhores projetos desenvolvidos por alunas e professores do ensino fundamental e médio, celebrando o potencial transformador da educação e o protagonismo feminino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Os participantes foram desafiadas a desenvolverem um jogo nas plataformas Arduino ou Scratch, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do programa. As equipes, compostas por três alunas e um professor orientador, criaram projetos diversos, com foco em conscientização ambiental, acessibilidade, estímulo ao desenvolvimento cognitivo e motor, além de fins educacionais. Após as etapas eliminatórias, dez grupos finalistas apresentaram seus trabalhos em formato de pitch, destacando soluções criativas e inovadoras desenvolvidas pelas participantes.
Criado em 2022, o projeto é desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Espaço de Ciência e Tecnologia (ECT), e conta ainda com apoio do CNPq e da Rede Curie. Nesta edição, 131 grupos de 19 cidades dos estados de Santa Catarina, Pará e Piauí participaram das atividades, que envolveram capacitações em programação, eletrônica, empreendedorismo e robótica educacional, além do desenvolvimento de projetos práticos e jogos eletrônicos.
A Tupy é patrocinadora do projeto desde a primeira edição, contribuído para fortalecer a presença feminina nas áreas de ciência e tecnologia. Neste ano, o projeto passou a contar também com o patrocínio da Nidec ACIM, ampliando o impacto da iniciativa e reforçando o compromisso das duas companhias com a diversidade, a educação e o futuro da inovação.
Além do apoio financeiro, as empresas também se envolveram diretamente na formação das participantes. As estudantes tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios e a fábrica da Nidec ACIM, conhecendo de perto o ambiente de inovação industrial e o desenvolvimento de tecnologias aplicadas globalmente. As colaboradoras de ambas as companhias atuaram como mentoras na preparação dos grupos finalistas e duas representantes integraram a banca avaliadora.
“Na Nidec ACIM temos como meta alcançar 25% de mulheres em cargos executivos até 2030. Apoiar um projeto como o Meninas na Tecnologia, que atua diretamente na base, é uma forma concreta de contribuir para a formação de novas gerações de mulheres na ciência e na inovação”, destaca Letícia Jensen, gerente de Comunicação, Investimento Social e Diversidade da Nidec ACIM.
“A Tupy acredita que investir em educação e incentivar meninas nas áreas de tecnologia é promover diversidade e inovação. Projetos como o Meninas na Tecnologia reforçam nosso compromisso com o futuro e com o desenvolvimento das comunidades em que atuamos”, afirma Sayonara Moreira, Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Tupy.
Reconhecimento e prêmios
As equipes vencedoras foram premiadas com o apoio da Tupy, que viabilizou notebooks, Kindles, Echo Dots e kits Arduino para as escolas representadas pelos grupos campeões. Os projetos foram avaliados com base em critérios técnicos e criativos, considerando as notas obtidas nas fases de capacitação, mostra técnica e apresentação final.
Ensino Fundamental
1º lugar – TecMind – Colégio Católica Machado de Assis – Joinville
2º lugar – Tecnoghost – EM Professora Laura Andrade – Joinville
3º lugar – Girls Tech – EEB Marli Maria de Souza – Joinville
Ensino Médio
1º lugar – AureaTech – EEB Paulo Medeiros – Joinville
2º lugar – TechnoStars – EEB Marli Maria de Souza – Joinville
3º lugar – Neuratech – Colégio Católica Machado de Assis – Joinville
Transformação pela educação
O Meninas na Tecnologia está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, que busca alcançar a equidade entre homens e mulheres e empoderar meninas em todo o mundo.
Desde sua criação, o projeto vem inspirando centenas de meninas a explorar o universo da tecnologia de forma prática e criativa, aproximando a escola, a universidade e a indústria em uma jornada conjunta de aprendizado e transformação social.
Sobre o Meninas na Tecnologia
O Meninas na Tecnologia é um projeto de extensão da UFSC Joinville que tem como objetivo apresentar, discutir e incentivar o uso da tecnologia entre alunas e professores, aproximando-as das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Sobre a Nidec ACIM
Nidec Appliance, Commercial and Industrial Motors (ACIM) é uma Unidade de Negócios da Appliance Automotive Division (AAD), composta por duas plataformas: Global Appliance (GA) e Commercial & Industrial (C&I). Com aproximadamente 18 mil colaboradores e mais de 30 fábricas em 25 países, oferece soluções tecnológicas inovadoras em motores, compressores e sistemas de refrigeração, com foco em eficiência energética e sustentabilidade.
Sobre a Tupy
Multinacional brasileira de base tecnológica que desenvolve soluções de engenharia aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia. Seus produtos e serviços contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global, além de viabilizarem a descarbonização viável.
Com informações da Nidec e da Tupy.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso direto a mais conteúdos como este? Assine a newsletter Indústria News e receba diariamente no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.
 
                          
